curso reconhecido pelo MEC

Hora-aula é diferente da hora-relógio?

É provável que você tenha dúvida se a hora-aula é diferente da hora-relógio. A saber, neste artigo vamos abordar e embasar este assunto.

Em primeiro lugar, o tempo efetivo de duração de uma aula que, na maioria, é de 50 minutos, é denominado hora-aula; E, o período de 60 minutos utilizados para contabilizar a carga horária de integralização do curso é a hora-relógio.

Apesar das aulas serem oferecidas em hora-aula, a carga horária do curso, constante na matriz curricular, deve ser mensurada em hora-relógio, em conformidade com o que dispõe a Resolução CES/CNE n°3 de 02 de julho de 2007.

Para o cálculo da carga horária do curso, portanto, é necessário transformar a hora-aula em hora relógio, dividindo a carga horária total oferecida (oferecida em hora-aula) por 60 (hora relógio) e o resultado multiplicar pela duração da hora aula. Exemplo:

Curso de Administração com 3.600 horas-aula (hora aula de 50 minutos) ÷ 60 (duração da hora relógio = 60 e este resultado multiplicar por 50 = 3.000 horas

Quer saber mais? por certo você vai gostar de ler esses artigos aqui.

Em resumo, para entender melhor o assunto basta lembrar que a hora aula corresponde ao tempo de duração de uma aula com um professor, dentro da instituição, de acordo com as regras trabalhistas. Já a hora relógio, deve ser sempre de 60 minutos e que deve ser contabilizado para integrar a carga horário do curso de acordo com as regras do MEC.

Hora-aula: Pareceres e Resoluções

A saber, diversos pareceres e resoluções do Conselho Nacional de Educação tratam e embasam este cálculo e a integralização.

Dessa maneira, para facilitar a busca, listamos a seguir essas referências:

  • Resolução CNE/CES nº 03/2007;
  • Resolução CNE/CES nº 02/2007;
  • Parecer CNE/CEB nº 05/97;
  • Parecer CNE/CES n. 575/2001;
  • Parecer CNE/CEB nº 08/2004;
  • Parecer CNE/CES n. 261/2006;
  • Parecer CNE/CES nº 8/2007;
  • Parecer CNE/CP n. 2/2009;
  • Parecer CNE/CEB n. 04/2009.

Em síntese, basta aplicar a formula abaixo para calcular corretamente.

Hora-aula

Por fim, se por acaso precisar de quaisquer esclarecimentos sobre este e outros assuntos, nossa equipe de consultores está preparada para responder às suas dúvidas.

Preencha o formulário abaixo para receber um contato dos nossos especialistas.

    Se preferir, fale também pelo nosso Whatsapp ou telefone, veja no rodapé desta página.

    Compartilhe:

    Quer saber mais sobre este artigo?

    Deixe a sua mensagem abaixo, nossos Consultores são especialistas em Legislação Educacional e estão prontos para responder a quaisquer duvidas.

    Conheça nosso Material Digital

    Estamos sempre trabalhando para trazer conteúdos de extrema relevância para o cenário atual. Todo conteúdo oferecido é baseado na legislação vigente e cuidadosamente revisado por peritos na área de Legislação Educacional.

    PRODUTOS EDUCATIO

    BIBLIOTECA ONLINE