Prazos

Prazo- Manifestação sobre classificação preliminar dos novos cursos na Cine Brasil

Instituições têm até sexta-feira (12) para se manifestarem sobre classificação preliminar dos novos cursos na Cine Brasil.

O prazo para que as instituições de educação superior se manifestem a respeito da Classificação Internacional Normalizada da Educação Adaptada para Cursos de Graduação e Sequenciais de Formação Específica (Cine Brasil) vai até sexta-feira, 12 de junho. A ação vale para instituições que inseriram novos cursos no cadastro e-MEC, no período entre junho de 2019 e 25 de fevereiro de 2020.

A consulta deve ser feita on-line no sistema do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). O mesmo ambiente virtual abriga a área para a manifestação. Após o período aberto para a manifestação dos procuradores institucionais, em conjunto com os coordenadores de cursos, as classificações que não tiverem o registro dos representantes institucionais serão consideradas válidas.

Para facilitar o acesso à área de manifestação das instituições no Sistema Enade, a equipe da Diretoria de Estatísticas Educacionais do Inep elaborou um manual para navegação na plataforma. A “Manifestação sobre a Classificação de Cursos – Passo a Passo” foi enviada para os procuradores educacionais institucionais e os coordenadores de cursos já cadastrados no sistema, via e-mail. Também há um endereço eletrônico para esclarecimento de dúvidas, o [email protected].

Cine Brasil – A classificação de acordo com a Cine Brasil é um pré-requisito fundamental para a disseminação de pesquisas estatísticas da educação superior do país. Ela será utilizada como referência para enquadramento de cursos a serem avaliados no Enade, para designação das comissões de avaliação in loco dos cursos de graduação e como referência de classificação de cursos por meio do cadastro e-MEC.

Consulte o Manual para Classificação dos Cursos de Graduação e Sequenciais Cine Brasil

Veja o passo a passo para manifestação sobre a classificação de novos cursos

Para esclarecimento de alguma dúvida a respeito, fique à vontade em encaminhar sua mensagem para [email protected].

Estamos abertos para compartilhar conhecimento.

Compartilhe:

Quer saber mais sobre este artigo?

Deixe a sua mensagem abaixo, nossos Consultores são especialistas em Legislação Educacional e estão prontos para responder a quaisquer duvidas.

Conheça nosso Material Digital

Estamos sempre trabalhando para trazer conteúdos de extrema relevância para o cenário atual. Todo conteúdo oferecido é baseado na legislação vigente e cuidadosamente revisado por peritos na área de Legislação Educacional.

PRODUTOS EDUCATIO

BIBLIOTECA ONLINE

EDITAL MEC Nº 5/2024

Chamamento público para habilitação de instituição de educação superior mantida por mantenedora de unidade hospitalar para autorização de funcionamento de curso de graduação em medicina.

Leia mais »