Registro Acadêmico no Ensino Superior

Objetivos

O Curso de Registro Acadêmico do Ensino Superior tem por objetivos:

  • orientar os profissionais de secretaria quanto à organização e controle do registro escolar;
  • orientar quanto à organização do arquivo de documentos acadêmicos;
  • orientar e apresentar modelos práticos quanto à elaboração de documentos e de relatórios, que também são objeto de avaliação do MEC;
  • apresentar soluções de como se manter atualizado com relação à legislação educacional;
  • apresentar modelos práticos de documentos escolares;
  • apresentar instrumentos e possibilidades de repensar os processos acadêmicos;
  • promover a reciclagem e adequação dos profissionais de secretaria às normas, procedimentos e legislação vigentes;
  • ampliar a visão de atuação dos profissionais de secretaria;
  • proporcionar mais segurança nas atividades desempenhadas e nas informações prestadas pelos profissionais de secretaria.

Duração e Carga Horária

Carga horária total do curso: 180horas.

Prazo Mínimo para conclusão: 6 meses (a partir da sua matrícula) 

Prazo Máximo para conclusão: 12 meses (a partir da sua matrícula) 

Professoras/Facilitadoras:

Profa. Ana Lúcia Gonçalves

Pedagoga, Especialista em Direito Educacional e em Gestão Escolar, Professora do Curso de Registro Acadêmico da Educatio, com expressiva experiência em registro acadêmico, registro de diploma e nos múltiplos processos para as visitas in loco do MEC.

Profa. Elaine Cristina Momisso

Professora de cursos e treinamentos de capacitação profissional na área de Registro Acadêmico e secretaria do ensino superior, além de Consultora na área de Reestruturação e Auditoria Acadêmicas. Com experiência profissional de mais de 20 anos, é Parceira da Educatio na área de Registro Acadêmico.

Prof. Eduardo Gallego

Professor Doutor, é Coordenador do Núcleo de Registro e Controle Acadêmico (NRCA) e Presidente da Comissão do Processo Seletivo da Universidade São Francisco – USF. Membro do Grupo de Pesquisa Relações de Ensino e Trabalho Docente e do Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e Adolescentes de Bragança Paulista.

Profa. Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta

Advogada, Especialista em Direito Educacional e Mestre em Educação, Coordenadora e Professora dos Cursos de Registro Acadêmico e de Procurador Educacional Institucional da Educatio e Consultora Fundadora da Educatio, com mais de 20 anos de experiência em registro acadêmico, avaliação e regulação da educação superior. Já coordenou equipes de secretaria com mais de 150 funcionários, com registro acadêmico de mais de 12mil alunos, além de reestruturar secretarias e processos acadêmicos de diversas instituições ao longo destes anos.

Profa. Renata Gonçalves Penna

Advogada, Especialista em Direito Empresarial, Assessora Jurídico-Educacional da Educatio, com expressiva atuação na elaboração de pareceres jurídicos, registro e acompanhamento de marcas e patentes, contratos em geral, questões trabalhistas e societárias, além de vasta experiência em processos regulatórios, elaboração e revisão de documentos e de material didático para EaD.

Profa. Rosiane Dias Mota

Professora Doutora, Especialista em  Tecnologias e Educação a Distância e em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial, com experiência na gestão educacional no ensino superior.

Tutora Camila Iara Rodrigues

Tutora e Secretária/Suporte do Curso de Registro Acadêmico do Ensino Superior, estudante universitária no curso de graduação de Gestão em Processo Escolares, Técnico em Secretaria Escolar, com experiência em cursos EaD na Educatio há 5 anos.

Programa do Curso

  • Módulo Introdutório: A Secretaria e o Registro Acadêmico do Ensino Superior, o Atendimento ao Aluno e sua Comunicação;
  • Módulo Sistema Nacional de Ensino: Sistema Nacional de Ensino, Níveis e Modalidades, Níveis e Composição da Educação Escolar, Modalidades de Cursos Superiores (Sequencial, Graduação, Pós-Graduação e Extensão), Modalidades de Ensino: presencial, semipresencial (híbrido) e a distância (EaD);
  • Módulo Processo Seletivo: Legislação, Edital, Registro, Resultados, utilização do ENEM, Processo Seletivo online;
  • Módulo Matrícula e suas situações: Matrícula Inicial, Matrícula Subsequente (Renovação de Matrícula), Reabertura de Matrícula, Trancamento e Cancelamento de Matrícula, Transferências (interna e externa), Matrícula em disciplina isolada, Requerimento de Matrícula e Matrícula Online;
  • Módulo Dispensa de Disciplina: Aproveitamento de Estudos, Análise e Exame de Proficiência, Adaptação Curricular e Planos de Estudos;
  • Módulo Calendário, Diário de Classe, Notas e Faltas: Calendário Escolar, Duração da Hora-Aula e Hora-Relógio, Sistema da Avaliação (Notas e Faltas), Abono de Faltas e Compensação de Ausência às Aulas, Diário de Classe e Planos de Ensino.
  • Módulo Histórico Escolar e Registro de Diploma: Histórico Escolar, Registro de Diploma, Diploma Digital, Emissão e Registro de Certificados, Colação de Grau e Publicações em Diário Oficial;
  • Módulo ENADE: Legislação, Prazos e Registro Acadêmico;
  • Módulo CENSO: Legislação, Prazos, Manuais e Planejamento;
  • Módulo Prontuário e Arquivo: Legislação, Acervo Acadêmico e Divulgação das Condições de Oferta dos Cursos no âmbito da Secretaria;
  • Módulo Documentos Institucionais: Estatuto, Regimento, PDI, PPC e Manual do Aluno;
  • Módulo Extra COVID-19: Compilação da Legislação e Orientações a respeito.

Novos Módulos:

  • Módulo Matriz Curricular e Componentes Curriculares: Composição da Matriz Curricular, Alteração Curricular, Fluxos de Aprovação.
  • Módulo Tipos de Vagas: Vagas Iniciais, Vagas Remanescentes, Conceitos, Limites, Prioridades.
  • Módulo Tipos de Alunos: Aluno Regular, Aluno em Dependência, Aluno em Adaptação Curricular, Aluno Transferente, Aluno Portador de Diploma de Curso Superior, Aluno Formado, Aluno Provável Formando, Aluno Evadido etc.
  • Módulo Entendendo os Contratos de Prestação de Serviços Educacionais na Visão Acadêmica: Principais cláusulas do Contrato de Prestação de Serviços Educacionais nos aspectos acadêmicos.

Cronograma dos Laboratórios de Aplicação:

  • 14/09/2021 – Secretaria e Registro Acadêmico + Atendimento ao Aluno;
  • 28/09/2021 – Sistema Nacional, Modalidades de Cursos e Modalidades de Ensino;
  • 19/10/2021 – Documentos Institucionais;
  • 26/10/2021 – Matriz Curricular e Componentes Curriculares;
  • 09/11/2021 – Calendário Acadêmico;
  • 23/11/2021 – Matrícula e suas Situações;
  • 07/12/2021 – Sistema de Avaliação da Aprendizagem – Compensação de Faltas;
  • 21/12/2021 – Dispensa de Disciplinas;
  • 11/01/2022 – Histórico Escolar;
  • 25/01/2022 – Certificado e Diploma;
  • 08/02/2022 – CENSO e ENADE;
  • 22/02/2022 – Arquivo e Acervo Acadêmico;
  • 01/03/2022 – Retomada dos temas e atualização do cronograma.

Metodologia, Material de Apoio e Observações importantes:

  • As turmas e os Laboratórios são cíclicos, portanto a todo momento os assuntos são discutidos ao longo do curso;
  • Grupo de WhatsApp para interação, dúvidas e comunicação;
  • Plataforma com videoaula, material de apoio, biblioteca da legislação atualizada, mais de 50 modelos de documentos, atividades de fixação e certificado;
  • Encontros ao vivo pelo zoom: Laboratório de Aplicação e Mentoria são as metodologias educacionais inovadoras presentes neste curso, aplicadas nos encontros ao vivo e ao longo do curso, por meio das quais os participantes recebem mentoria direta para aplicação dos conceitos e legislação ao seu dia a dia profissional, com adequação ao seu perfil e características organizacionais;
  • Os encontros ao vivo são às terças-feiras quinzenais, no horário das 18:30 às 20:00 (horário de Brasília).

Avaliação e Certificado

Será emitido Certificado de Capacitação Profissional com 180 horas aos concluintes que obtiverem média 7,0 das atividades propostas, além das Certificações Intermediárias concedidas ao longo do curso.

As atividades propostas ao longo do curso tem como objetivo apenas aferir a compreensão do conteúdo.

Investimento

6x Parcelas de R$ 170,00.  

Bolsas: Projeto Compartir.

Matrícula

 Todos os direitos reservados. Política de Privacidade

Em caso de dúvidas, entre em contato:

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 4111-8577

PRODUTOS EDUCATIO

BIBLIOTECA ONLINE