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Educação: As instituições de ensino podem superar a pandemia?

Vivemos uma época na educação jamais vista em outros períodos. De repente, o mundo inteiro teve que se adaptar a uma nova rotina causada por uma pandemia inesperada. Com isso, um dos setores mais afetados foram as instituições de ensino.

Da mesma forma, tudo isso fez com que a procura por cursos EaD se intensificasse ainda mais, se tornando uma nova realidade na educação e forçando os alunos, professores e instituições de ensino a se adaptarem à este novo cenário.

Contudo, depois da fase de adaptação desta pandemia, o que mais tem preocupado no ensino é: Como as instituições de ensino vão superar a pandemia? Deste modo, é necessário planejamento estratégico para definir qual melhor plano de ação.

Neste artigo vamos falar sobre a educação e as melhores ações que as IES podem tomar para superar esta crise.

Desafios da educação após a pandemia.

Com o novo cenário de aprendizado virtual, muitos alunos não se adaptaram à nova rotina ou trancaram sua matricula por motivos financeiros. Ou seja, a IES perderam alunos e consequentemente receita.

Sendo assim, quando as atividades de ensino estiverem completamente liberadas as IES ainda terão que buscar novos alunos, além de incentivar o retorno das matriculas trancadas.

Tudo isso não será uma tarefa fácil, afina, conforme a Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior(ABMES), houve um aumento na evasão que gira em torno de 14%, além da inadimplência que ficou em média em 51%, comparando com ano anterior.

Planejamento estratégico e plano de ação.

Em principio, o cenário atual da pandemia virou uma realidade para muitas instituições. Ao mesmo tempo, o planejamento deve ser um aliado das IES. Veja como:

Tecnologia.

Como as aulas EaD passaram a ser a realidade do ensino, o melhor investimento que as IES podem fazer é com relação a tecnologia. Sem duvida, isso vai trazer mais potencial a instituição, demonstrando a sua preocupação com inovação, tecnologia e desenvolvimento.

Ensino híbrido.

Basicamente, se define o ensino híbrido pela combinação entre o ensino on-line e o ensino presencial. Em síntese, a tecnologia colabora no processo de aprendizagem, porém, muitas vezes devido diversos fatores, pode ser insuficiente. Ou seja, em alguns casos existe a necessidade da interação entre o ensino on-line e também presencial.

Captação de novos alunos.

Definitivamente, em momentos obscuros onde há imprevisão, muitas pessoas se tornam indecisas e acomodadas. Logo, as IES precisam estar preparadas para captar este tipo de aluno.

O melhor investimento neste caso é em um time de comunicação e marketing experiente. Neste momento, a prioridade é buscar novos alunos por meio de técnicas avançadas de vendas.

Condições de pagamento.

Desde já, para que ambos se beneficiem, ou seja, alunos e instituições, é momento de inovar. Sendo assim, pense em novas condições de pagamento, formas de parcelamento, bolsas de estudo ou financiamentos. Sem duvidas, criar condições melhores de pagamento traz entusiasmo aos estudos.

Pense nos professores.

Os alunos fazem parte de um ciclo muito importante na instituição, contudo, os professores são parte chave deste ciclo.

Neste sentido, é fundamental que os professores se sintam parte da instituição, sempre engajados e comprometidos. Para isso, eles precisam de treinamento para entender as novas ferramentas de ensino, além de participação ativa no planejamento educacional e de desenvolvimento da instituição, mas claro, sem gerar sobrecarga de atividades. Isso vai fazer com que eles se sintam parte importante da IES.

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