Quem não passou pelo dilema de tentar encontrar o número exato e real de alunos por curso dentro da sua instituição? Os números da Secretaria não coincidem com os números do setor financeiro, quando também não coincidem com os números do setor comercial. E é a partir daí que começamos a discutir quando o lead(*) é somente um candidato ou um interessado, e quando efetivamente esta pessoa faz sua matrícula e torna-se aluno da instituição.
Vamos, então, aos conceitos?
Aluno Regular
É o aluno matriculado em curso de graduação, pós-graduação e sequenciais, entre outros cursos da instituição.
Aluno em Dependência
É aquele matriculado em uma disciplina, em outro período de sua matrícula, ou em outra turma de sua matrícula regular, ou ainda em programas especiais para atendimento desta demanda, para cursar a disciplina que ficou pendente, por não tê-la realizado ou por tê-la cursado e ter sido reprovado. Esta disciplina pode ser considerada ativa ou extinta, de turma ou curso em extinção ou com oferecimento suspenso.
Aluno Reprovado
É aquele que cursou e não obteve aproveitamento de notas ou frequência suficientes para aprovação, ou seja, reprovado na disciplina, na série ou no curso.
Aluno em Adaptação Curricular
É aquele matriculado em uma disciplina ou turma diferente da sua matrícula regular. O que é ocasionado por inúmeros motivos como: para adaptar-se ao currículo (grade ou matriz) vigente, por motivo de reestruturação curricular, seja em razão da retorno ao curso, ou seja reabertura de matricula que estava trancada, transferência interna de curso ou de modalidade de ensino, transferência de outra instituição, por disponibilidade advinda do aproveitamento de estudos de disciplinas cursadas em outra instituição.
Aluno Especial
É aquele matriculado em disciplinas isoladas ou parte de cursos, de acordo com as normas fixadas pela instituição. Pode também ser chamado de aluno matriculado em disciplina isolada, de acordo com o artigo 50 da LDB.
Aluno Ouvinte
É aquele matriculado em disciplina, turma ou curso apenas para “ouvir” o conteúdo, sem a obrigatoriedade de cumprir frequência ou obter nota mínima para aprovação na(s) disciplina(s), não tendo direito a qualquer comprovante de conclusão, como diploma, declaração, atestado, certificado, certidão ou histórico.
Aluno Formado
De acordo com o CENSO da Educação Superior é aquele que integralizou a carga horária total estabelecida no currículo do curso, mesmo que não tenha colado grau ou não esteja em situação regular com o ENADE. De acordo com o ENADE e para fins de registro de diploma, é aquele que cumpriu todos os componentes curriculares obrigatórios do curso com êxito ou aprovação, está regular com o ENADE e colou grau.
Aluno Trancado
É aquele que interrompeu o vínculo por tempo determinado, seja de forma parcial (algumas disciplinas ou componentes curriculares) ou integral (toda as disciplinas ou componentes curriculares), ficando suspensa a matrícula, conforme o disciplinado no Regimento da instituição.
Aluno Cancelado
É aquele que rompe o vínculo com a instituição de forma definitiva, naquele curso e com aquela via de ingresso, seja por solicitação dele próprio, seja por procedimentos internos conforme disciplinado no regimento ou norma interna amplamente divulgada.
Aluno Desistente ou em Situação de Abandono
É aquele aluno que não renovou sua matrícula para o novo período letivo, não efetuou o trancamento e ou ainda, aquele que abandonou o curso, de acordo com o período definido no Regimento da instituição, podendo a mesma cancelar sua matrícula, se assim estiver disciplinado.
Aluno Falecido
É aquele que veio a óbito enquanto mantinha vínculo com a instituição. No Censo é considerado falecido aquele que não integralizou a carga horária total do curso, pois caso a tenha integralizado no ano-calendário do censo, deve ser priorizada a informação de concluinte do curso.
Profa. Fernanda Pimenta.