download

DOCUMENTO SEMESP PARA RETOMADA PÓS-COVID-19.

5 de maio de 2020

Caro(a) mantenedor(a),

A magnitude da crise provocada pela pandemia do novo coronavírus tem sido grande. O mundo está se transformando de uma forma que nunca imaginávamos, em meio a mudanças sociais provocadas pela disseminação da Covid-19. Estamos experimentando a cada dia novos estilos de vida e aprendendo novas regras de convivência.

Neste momento, ainda não sabemos quando o setor do ensino superior privado vai poder retornar às suas atividades normais. Mas, quando isso acontecer, precisamos estar preparados para receber os nossos colaboradores com a máxima segurança.

Como não havia até agora nenhuma estratégia desenhada para orientar as nossas atividades nesses tempos difíceis, o Semesp decidiu reunir informações e orientações que possam ajudar as organizações do nosso segmento a criar sua própria estratégia e estabelecer ambientes de trabalho nas suas instituições que sejam seguros para seus colaboradores e para as suas comunidades.

Uma constatação evidente é que a faixa etária produtiva geralmente vinha utilizando a maior parte do seu tempo realizando interações sociais com seus colegas em seus espaços de trabalho. Esse comportamento foi tido como proveitoso até os dias hoje, mas no momento atual esses procedimentos necessitam ser repensados.

Como poderia ser mais benéfica, segura e saudável, para cada colaborador, para sua família e para sua comunidade, a convivência nos espaços de trabalho?

Muitas vezes, nós procrastinamos as coisas mais simples na vida, como lavar as mãos o tempo todo, limpar o nosso entorno, cuidar de nós mesmos, consumir alimentos saudáveis, fazer 15 minutos de exercício diário e muito mais. Mas quando uma necessidade urgente se apresenta, como seres humanos que somos, temos condições de aprender as soluções e seguir em frente.

O Semesp acredita que é responsabilidade das nossas organizações educacionais apresentar essas soluções aos seus colaboradores. Isso as ajudará a garantir que suas equipes se mantenham saudáveis e trabalhem em ambientes mais seguros e harmônicos, com mais equilíbrio e bem estar, o que resultará em mais segurança e maior produtividade.

Boas praticas retornando às atividades

Triagem na entrada

Identifique e organize uma triagem nos pontos de entrada dos colaboradores. Certifique-se de que a equipe de funcionários seja examinada na entrada para detecção de febre ou qualquer sintoma relacionado à Covid-19.

Colaboradores que não estejam se sentindo bem não devem se dirigir para os seus locais de trabalho, devendo ser encaminhados para o centro médico para uma avaliação e, eventualmente, seguirem para uma clínica ou hospital.

Recepção

Controle também a entrada de visitantes e a entrega e retirada de produtos e materiais. Todos devem ter a temperatura medida e os materiais, devidamente higienizados se possível, seguindo o protocolo. Entre em contato com os principais fornecedores para revisar os requisitos e o nível de serviços prestados de limpeza, suprimentos, venda, entregas de água, correios, etc. Faça uma lista de verificação dos serviços e prioridades. Serviços em que seja necessário contato próximo, ou que não permitam o distanciamento social, não devem ser oferecidos ou adotados neste primeiro momento.

Formas de saudação

Para evitar que os colaboradores repassem inadvertidamente entre si a infecção, as formas de saudação não devem envolver contato físico. Por enquanto, nada de abraços, apertos de mãos e beijinhos.

Lavagem de mãos

A intervenção mais simples para nos mantermos saudáveis, como foi amplamente disseminado desde o início da pandemia, é lavar as mãos. Está comprovado que 80% das doenças poderiam ser facilmente prevenidas apenas lavando as nossas mãos regularmente.

Lavar as mãos também é uma técnica e é fundamental que pratiquemos a sua boa lavagem. Em um dos estudos conduzidos por J.S.W. Wong e J. K. F. Lee, em 2018, foi relatado que as áreas mais negligenciadas durante a lavagem das mãos são as pontas dos dedos e as unhas (48,1%), a área entre os dedos (30,5%) e o dorso da mão (28%). Então, é importante seguir todos esses passos da lavagem.

Oriente os colaboradores a lavar as mãos antes e depois do trabalho, antes e depois de comer, depois de usar o banheiro, depois de tossir ou espirrar e quando as mãos estiverem visivelmente sujas, por pelo menos 40 a 60 segundos, usando sabão e água.

Distanciamento social

Esse conjunto de medidas tomadas para evitar a propagação de uma doença contagiosa, que vem sendo utilizado durante a pandemia, deve ser mantido ao voltarmos às atividades profissionais. Devemos manter uma distância física entre as pessoas e reduzir o número de vezes em que entramos em contato mais próximo uns com os outros.

É importante darmos às pessoas maior espaço físico entre elas, especialmente nas seguintes situações:

  • Ao entrar na instituição e nas salas;
  • No restaurante e áreas de alimentação;
  • Nas centrais de atendimento, como secretaria, tesouraria, etc.;
  • Nas filas e dentro dos elevadores;
  • Enquanto viajamos de carro ou ônibus.

Instalações físicas

Reconfigure as instalações para obter um distanciamento social, incluindo a redução da capacidade dos espaços. Por exemplo, remova cadeiras de salas de reunião, bem como afaste as cadeiras e mesas das áreas comuns e de convivência. Crie uma direção de fluxo unidirecional, usando sinalização visual para impedir que as pessoas se reúnam. Reconfigure as áreas de convivência e reuniões para permitir o distanciamento social. Restabeleça o número máximo de pessoas nos elevadores, revise o seu uso e garanta que o distanciamento social seja possível nas filas de espera. E estimule o uso de escadas, quando possível. Coloque dispensadores com álcool gel 70% no início e no final das escadas, bem como em áreas como saguões, áreas de elevadores, salas de reuniões, centros de serviços, áreas de café/chá, copiadoras, etc. Forneça álcool gel próximo ou sobre cada mesa, principalmente aquelas que são compartilhadas.

Se as áreas de convivência tiverem bebedouros, desative-os temporariamente ou ofereça copos descartáveis.

Nos espaços de trabalho, desestimule o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como equipamentos eletrônicos, grampeadores, tesouras, réguas, canetas e outros.

Solicite aos funcionários que tragam sua própria xícara de café/chá e garrafas de água.

E estabeleça que cada um seja responsável pela limpeza de seu local de trabalho antes do início do expediente, higienizando mesas, cadeiras, assentos sanitários e notebooks antes de usá-los.

Ar condicionado

Adote medidas para garantir a circulação de ar filtrado, de forma a evitar a propagação de agentes nocivos, e sempre que possível instale opções de circulação de ar fresco para manter os ambientes bem ventilados. Conhecer o tipo de equipamento instalado e seguir os padrões mundiais de limpeza é a melhor opção.

Limpeza

Mapeie os principais pontos de tráfego e presença de pessoas para que a rotina de limpeza e higienização possa ser reforçada em cada um deles. Avalie protocolos para limpar rotineiramente superfícies frequentemente tocadas nas áreas de tráfego intenso, como portas e maçanetas, mesas, cadeiras e grades, luminárias e telefones, botões dos elevadores, telas sensíveis ao toque, contêineres, marcadores, controles remotos, etc. Os locais de acesso que usem catracas ou botões para emissão do tíquete de estacionamento devem receber atenção especial e serem higienizados com mais frequência para gerar mais segurança aos colaboradores. A equipe de limpeza deve usar EPIs adequados de acordo com o protocolo definido e deve conferir permanentemente o estoque de desinfetantes, sabonetes, álcool gel, etc.

Hora do almoço

Os serviços de refeições/alimentação devem ser revisados ​​com foco no distanciamento social e menor contato próximo. As opções a serem consideradas são:

  • Reconfigurar número  de mesas e cadeiras nas áreas de alimentação;·
  • Reduzir o número de itens ofertados no restaurante e mudar o sistema para pré-embalagem, para permitir uma refeição segura;
  • Estimular que os colaboradores tragam sua própria comida;
  • Implementar horários de almoço escalonados;
  • Colocar microondas na área do restaurante para que cada um esquente sua comida.

Responsabilidade de todo colaborador

Equipamentos de Proteção Individual (EPIs)

A equipe de limpeza deve utilizar EPIs durante 100% do tempo em que estiver trabalhando e o protocolo deve incluir máscaras, luvas e aventais.

O funcionários da limpeza devem lavar as mãos antes e depois de utilizarem os EPIs, além de higienizar as mãos com álcool gel.

Protocolo para uso correto da máscara:

  • Certificar-se de que a máscara cubra seu nariz e a boca;
  • Não remover ou colocar a máscara pendurada no queixo ou no pescoço;
  • Não remover a máscara tocando com as mãos a superfície externa da mesma;
  • Descartar a máscara apropriadamente em lixeira coberta.

Modificação das políticas de trabalho

Redefina as normas de trabalho por meio de realocação de atividades, minimizando grandes reuniões.

Crie e implemente políticas provisórias e essenciais para contemplar os trabalhadores  vulneráveis, como idosos e gestantes, encorajando-os a trabalhar em casa, a menos que o trabalho seja crítico.

Fique de olho na saúde dos colaboradores e, se necessário, incentive verificações das suas condições.

Forneça sistemas de transporte individuais, se possível.

Apoie os funcionários e motive-os a conversar com pessoas em que eles confiem.

*Alexandre Mori, assessor da Diretoria do Semesp

Fonte: https://www.semesp.org.br/assessoria-educacional/noticias/documento-semesp-para-retomada-pos-covid-19/

Compartilhe:

Quer saber mais sobre este artigo?

Deixe a sua mensagem abaixo, nossos Consultores são especialistas em Legislação Educacional e estão prontos para responder a quaisquer duvidas.

Conheça nosso Material Digital

Estamos sempre trabalhando para trazer conteúdos de extrema relevância para o cenário atual. Todo conteúdo oferecido é baseado na legislação vigente e cuidadosamente revisado por peritos na área de Legislação Educacional.

PRODUTOS EDUCATIO

BIBLIOTECA ONLINE