Curso de Formação e de Aperfeiçoamento do PI – Procurador Educacional Institucional das IES

Objetivos

O Curso tem por objetivos esclarecer o papel do PI nas Instituições de Ensino Superior, suas atribuições e responsabilidades nos processos de regulação da IES, bem como atualizá-los a respeito da legislação educacional vigente, o fluxo das avaliações externas e internas e os procedimentos dos sistemas e-MEC, ENADE e CENSO.

Duração e Carga Horária

Trata-se de um curso oferecido por módulos, com duração de 1 mês, correspondente à carga horária de 30 horas (cada módulo).

O interessado pode cursar os módulos que desejar, na ordem que desejar, desde que já oferecidos, obtendo os respectivos certificados. E, ao final, o certificado de Formação e Aperfeiçoamento do PI – Procurador Educacional Institucional das IES quando concluir todos os módulos previstos.

Metodologia, Material de Apoio e Observações importantes:

  • Encontros ao vivo pelo zoom;
  • Grupo de WhatsApp para interação, dúvidas e comunicação;
  • Plataforma com material de apoio, videoaulas, biblioteca da legislação, modelos de documentos, atividades de fixação e certificado;
  • Mínimo de 10 matriculados para abertura da turma.

Autores/Docentes

Profa. Ana Lúcia Gonçalves

Pedagoga, Especialista em Direito Educacional e em Gestão Escolar, Professora do Curso de Registro Acadêmico da Educatio, com expressiva experiência em registro acadêmico, registro de diploma e nos múltiplos processos para as visitas in loco do MEC.

Prof. Antonio Ribas

Doutorando em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Mestre em Desenvolvimento Humano e Responsabilidade Social, Especialista em Marketing, Especialista em Metodologia do Ensino Superior com Ênfase em Novas Tecnologias e bacharel em Administração. Gestor acadêmico especialista em indicadores de qualidade no ensino superior, com experiência consolidada nas modalidades EAD e Presencial, em graduações e pós-graduações. Gestor Acadêmico da Faculdade Brasileira de Tributação, Porto Alegre (RS). Avaliador do MEC em curso de Graduação e de Instituições de Educação Superior. Assessor do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE), selecionado pelo INEP. Ex-integrante do Núcleo de Estudos Universitários em Gestão do Conselho Regional de Administração da Bahia – CRA Ba. Além da docência no ensino superior, tem integrado diversas comissões institucionais, como: Comissão Própria de Avaliação (CPA), Comitê de Pesquisa e Extensão, Núcleo Docente Estruturante (NDE), Conselho Superior, Colegiados e outros. Com experiência na área de Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, satisfação do cliente interno e externo, qualidade, planejamento e diagnóstico. Experiência profissional na área de gestão universitária, planejamento, implantação e autoavaliação institucional.

Profa. Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta

Advogada, Especialista em Direito Educacional e Mestre em Educação, Coordenadora e Professora dos Cursos de Registro Acadêmico e de Procurador Educacional Institucional da Educatio e Consultora Fundadora da Educatio, com mais de 20 anos de experiência em registro acadêmico, avaliação e regulação da educação superior. Já coordenou equipes de secretaria com mais de 150 funcionários, com registro acadêmico de mais de 12mil alunos, além de reestruturar secretarias e processos acadêmicos de diversas instituições ao longo destes anos.

Profa. Renata Gonçalves Penna

Advogada, Especialista em Direito Empresarial, Assessora Jurídico-Educacional da Educatio, com expressiva atuação na elaboração de pareceres jurídicos, registro e acompanhamento de marcas e patentes, contratos em geral, questões trabalhistas e societárias, além de vasta experiência em processos regulatórios, elaboração e revisão de documentos e de material didático para EaD.

Profa. Rosiane Dias Mota

Professora Doutora, Especialista em  Tecnologias e Educação a Distância e em Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Gerencial, com experiência na gestão educacional no ensino superior.

Tutora Camila Iara Rodrigues

Tutora e Secretária/Suporte do Curso de Registro Acadêmico do Ensino Superior, Secretária/Suporte dos cursos Entendendo os Contratos de Prestação de Serviços Educacionais na Visão Acadêmica, LGPD – Reflexos na Secretaria Acadêmica, CPA – Comissão Própria de Avaliação e Manual de Redação de Atos Normativos para Instituições de Ensino. É  estudante universitária no curso de graduação de Gestão em Processo Escolares, Técnico em Secretaria Escolar e Desing de Aprendizagem, Conteúdos e Instrucional, com experiência em cursos EaD na Educatio há 5 anos.

Turmas Abertas / Módulos:

Módulos 01 – Procurador Institucional e suas Atribuições Sistema e-MEC

Programa dos Módulos:

PI: Origem; Quem é; Perfil; Atribuições e Responsabilidades; Atuação e seus ambientes de interação; Rotinas e Acompanhamento da Legislação; Auxiliares Institucionais: quem são, para que servem, quando utilizá-los.

e-MEC: Visão Geral; Primeiro Acesso; Cadastros Iniciais; Funcionalidades do Sistema; Acompanhamento e Manutenção das informações; Cadastro de Cursos de Especialização.

  • Encontros ao vivo: às quintas-feiras (28/04 e 05, 12, 19 e 26/05)
  • Manhã: das 10h30 às 12h ou Tarde: das 17h às 18h30
  • Investimento: R$ 260,00
  • Inscrições até 20/04 com desconto: R$ 170,00

Módulo 02 –  Credenciamento e Recredenciamento Institucional

Programa do Módulo:
  • Legislação;
  • Fases do Processo;
  • Protocolo Inicial;
  • Formulário Eletrônico (Gestão das informações, Gestão das pessoas envolvidas, Gestão dos Prazos);
  • Instrumentos de Avaliação do SINAES (Interpretação, Glossário, Acompanhamento);
  • Avaliação in loco (Evidências, Documentos, Relatórios, Reuniões, Checklist);
  • Diligências, Recursos e Prazos.
  • Encontros ao vivo: às quintas-feiras (09, 16, 23 e 30/06)
  • Manhã: das 10h30 às 12h ou Tarde: das 17h às 18h30
  • Investimento: R$ 260,00
  • Inscrições até 30/05 com desconto: R$ 170,00

Módulo 03 –  Autorização de Cursos de Graduação

Programa do Módulo:
  • Legislação;
  • Fases do Processo;
  • Protocolo Inicial;
  • Formulário Eletrônico (Gestão das informações, Gestão das pessoas envolvidas, Gestão dos Prazos);
  • Instrumentos de Avaliação do SINAES (Interpretação, Glossário, Acompanhamento);
  • Avaliação in loco (Evidências, Documentos, Relatórios, Reuniões, Checklist);
  • Diligências, Recursos e Prazos.
  • Encontros ao vivo: às quintas-feiras (14, 21 e 28/07)
  • Manhã: das 10h30 às 12h ou Tarde: das 17h às 18h30
  • Investimento: R$ 260,00
  • Inscrições até 05/07 com desconto: R$ 170,00

Módulo 04 – Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento de Cursos de Graduação

Programa do Módulo:
  • Legislação;
  • Fases do Processo;
  • Protocolo Inicial;
  • Formulário Eletrônico (Gestão das informações, Gestão das pessoas envolvidas, Gestão dos Prazos);
  • Instrumentos de Avaliação do SINAES (Interpretação, Glossário, Acompanhamento);
  • Avaliação in loco (Evidências, Documentos, Relatórios, Reuniões, Checklist);
  • Diligências, Recursos e Prazos.
  • Encontros ao vivo: às quintas-feiras (04, 11, 18 e 25/08)
  • Manhã: das 10h30 às 12h ou Tarde: das 17h às 18h30
  • Investimento: R$ 260,00
  • Inscrições até 30/07 com desconto: R$ 170,00

Módulo 05 – Aditamento de Atos Autorizativos

Programa do Módulo:
  • Transformação de Organização Acadêmica.
  • Mudança de Endereço.
  • Criação e Substituição de Polos EaD.
  • Alterações na Mantida.
  • Processos da Mantenedora.
  • Legislação.
  • Protocolos, Prazos e Fases.
  • Documentos.
  • Encontros ao vivo: às quintas-feiras (08, 15, 22 e 29/09)
  • Manhã: das 10h30 às 12h ou Tarde: das 17h às 18h30
  • Investimento: R$ 260,00
  • Inscrições até 30/08 com desconto: R$ 170,00

Módulo 06 –  Documentos Institucionais para o PI

Programa dos Módulos:
  • PPI e PDI;
  • Regimento;
  • PPC (graduação e pós-graduação lato sensu);
  • Documentos acadêmicos gerais (institucionais e de cursos);
  • Legislação;
  • Fontes e Roteiros para elaboração e revisão;
  • Como estabelecer critérios de validação destes documentos recebidos pelos gestores da IES.
  • Encontros ao vivo: às quintas-feiras (06, 13, 20 e 27/10)
  • Manhã: das 10h30 às 12h ou Tarde: das 17h às 18h30
  • Investimento: R$ 260,00
  • Inscrições até 30/09 com desconto: R$ 170,00

Módulo 07 – CPA, ENADE e CENSO para o PI

Programa dos Módulos:
  • Qual o papel do PI e quais suas atribuições;
  • Legislação e prazos;
  • Entendimento como um todo sobre tais processos;
  • Relatórios, Relato Institucional, informações e documentos;
  • Como estabelecer critérios de validação dos documentos e informações recebidos.
  • Encontros ao vivo: às quintas-feiras (03, 10, 17 e 24/11)
  • Manhã: das 10h30 às 12h ou Tarde: das 17h às 18h30
  • Investimento: R$ 260,00
  • Inscrições até 30/10 com desconto: R$ 170,00

Ou se preferir, entre em contato através do:

E-mail: [email protected]

Telefone: (11) 4111-8577

PRODUTOS EDUCATIO

BIBLIOTECA ONLINE

EDITAL Nº 30/2022 

Torna público o Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação Emergencial – Solidariedade Acadêmica, para convocar Pró-Reitores das Instituições de Ensino Superior brasileiras (IES) a apresentarem projetos,

Leia mais »