pesquisa

Prazos – CENSO

Notícia veículada no site do MEC referente ao prazo do Censo na Educação Superior.

Pesquisadores institucionais têm até 31 de janeiro para atualização de cadastro


Começou nesta semana a coleta de dados do Censo de Educação Superior. As informações das instituições que oferecem cursos de graduação e cursos sequenciais de formação específica devem ser registradas por meio da plataforma eletrônica do Sistema Censup.

O pesquisador institucional é o responsável por coletar e registrar informações da sua instituição no sistema, como número de alunos, de docentes, de matrículas e de vagas que não foram preenchidas, além de verificar inconsistências e apurar questionamentos. O profissional é o representante oficial da instituição de educação superior junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Para que o pesquisador possa acessar o Sistema Censup, é necessário que seus dados estejam cadastrados e atualizados. O prazo para atualização de cadastro do pesquisador institucional segue até 31 de janeiro.

No cronograma do Censo Superior 2019, as atividades de análise das consistências foram divididas em três períodos:

  • verificação da consistência, por meio de conferência, ajustes, validação dos dados coletados e envio das justificativas de dados inconsistentes (de responsabilidade dos pesquisadores institucionais);
  • análise e respostas às justificativas de dados inconsistentes (de responsabilidade do Inep);
  • ajustes dos dados conforme as orientações do Inep (de responsabilidade dos pesquisadores institucionais).

O calendário vale para todas as instituições federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que oferecem cursos de graduação e sequenciais de formação específica. A apresentação dos resultados finais ocorrerá em 25 de setembro de 2020.

Confira o cronograma de coleta do Censo da Educação Superior 2019

Censo da Educação Superior – Realizado anualmente pelo Inep, o Censo da Educação Superior é o instrumento de pesquisa mais completo do Brasil sobre as instituições de educação superior que ofertam cursos de graduação e sequencias de formação específica, além de seus alunos e docentes.

O levantamento reúne informações sobre as instituições de educação superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes, concluintes e informações sobre docentes nas diferentes formas de organização acadêmica e de categoria administrativa.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Prezado cliente, se precisar de esclarecimentos ou de auxílio na interpretação sobre a norma em questão, envie sua dúvida para [email protected]cationet.com.br.

Nossa consultoria jurídica-educacional está sempre à disposição para atendê-lo.

Fonte: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=84651:instituicoes-ja-podem-fornecer-dados-ao-censo-da-educacao-superior&catid=33471&Itemid=86

Compartilhe:

Quer saber mais sobre este artigo?

Deixe a sua mensagem abaixo, nossos Consultores são especialistas em Legislação Educacional e estão prontos para responder a quaisquer duvidas.

Conheça nosso Material Digital

Estamos sempre trabalhando para trazer conteúdos de extrema relevância para o cenário atual. Todo conteúdo oferecido é baseado na legislação vigente e cuidadosamente revisado por peritos na área de Legislação Educacional.

PRODUTOS EDUCATIO

BIBLIOTECA ONLINE