Projeto Semeando Consciência

OBJETIVOS

Oferecer CURSOS e MINI CURSOS no âmbito das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde – PICS, elaborados e oferecidos a partir da CONSCIÊNCIA de causa e efeito, aos interessados no assunto, como: terapeutas, profissionais de saúde, enfermeiros, médicos, fisioterapeutas, psicólogos, farmacêuticos, terapeutas ocupacionais, profissionais e voluntários que trabalham em: asilos, abrigos, casas de saúde, servidores e profissionais de UBS (Unidades Básicas de Saúde), servidores e profissionais dos CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), estudantes da área de saúde e de bem estar, cuidadores, familiares, e tantos e tantos outros profissionais, da seguinte forma:

E, com aplicação das PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SÁUDE – PICS de forma efetivamente integrativa e complementar, começando pelas seguintes técnicas:

  • ACUPUNTURA;
  • AROMATERAPIA;
  • FITOACUPUNTURA; e
  • FLORAL DE BACH.

Metodologia

Os cursos serão desenvolvidos de forma híbrida, com momentos a distância e outros presenciais, para atendimento real e prático ao final, como atividade obrigatória para conclusão e certificação. Desta forma se faz possível contemplar as diversas formas de aprendizagem efetiva, de modo que o conteúdo seja absorvido em seu maior grau e as competências desenvolvidas a partir de sua aplicação, além de desenvolver e estimular o atendimento fraterno.

A multidisciplinaridade estará presente nas terapêuticas que podem ser complementares no tratamento e a multiprofissionalidade nos diversos profissionais que podem trabalhar juntos e somar colaborativamente, cada um com seu olhar e experiência.

Curso

Conheça um pouco sobre o primeiro Curso: ” Curso de Qualificação Multidisciplinar PICS – Nível I“, com as principais temáticas abaixo:

  • Desenvolvimento da Consciência de Causa e Efeito.
  • Profissional Multidisciplinar e Equipe Multiprofissional.
  • O Profissional Consciente.
  • Bioética e Prática Profissional no âmbito das PICS sob o prisma da Filosofia da Saúde.

Dor Crônica – aspectos emocionais, mentais, físicos/corpóreos e energéticos/espirituais.

Técnicas aplicadas:

  • Florais de Bach,
  • Aromaterapia,
  • Acupuntura e
  • Fitoacupuntura.

Insônia e Distúrbios do Sono, Dores de Cabeça e Enxaqueca – aspectos emocionais, mentais, físicos/corpóreos e energéticos/espirituais.

Técnicas aplicadas:

  • Florais de Bach,
  • Aromaterapia,
  • Acupuntura e
  • Fitoacupuntura.

Tristeza, Depressão, Apatia e Solidão – aspectos emocionais, mentais, físicos/corpóreos e energéticos/espirituais.

Técnicas aplicadas:

  • Florais de Bach,
  • Aromaterapia,
  • Acupuntura e
  • Fitoacupuntura.

Desgaste e Perda de Energia, Imunidade e Vitalidade – aspectos emocionais, mentais, físicos/corpóreos e energéticos/espirituais.

Técnicas aplicadas:

  • Florais de Bach,
  • Aromaterapia,
  • Acupuntura e
  • Fitoacupuntura.

Carga horária: 24 horas (4h estudos, 12h teóricas e 8h práticas)

Duração do curso: Aulas teóricas e aulas práticas de acordo com o cronograma, e acesso à plataforma de estudos de 3 meses.

Estágio Supervisionado Prático

Não se trata apenas de cursos voltados às necessidades atuais, são cursos que promovem e incentivam o exercício da fraternidade de forma ética, dialogando com a prática profissional e com a prática do cuidado, compartilhando conhecimentos e ferramentas terapêuticas a profissionais e pessoas, conectando-as com as possibilidades de atendimento gratuito a pacientes com dificuldade em custear tratamentos particulares, e cujos espaços gratuitos ainda não conseguiram acolhê-los, bem como ao aprendizado de como promover atendimentos particulares com menor custo e valores mais acessíveis.

Portanto, para as atividades praticas de estágio supervisionado são destinadas vagas para atendimento gratuito e vagas para atendimento a baixo custo.

Endereço do Estágio: Faculdade Rudolf Steiner

Rua Irineu Marinho, 124 Alto da Boa Vista – São Paulo-SP (próxima à estação do Metrô Alto da Boa Vista)

Certificado

Certificado registrado aos que concluírem o curso com 75% de participação nas aulas, 100% de presença no Estágio Prático, e média mínima 7,0 nas atividades.

Pré-requisitos

Por se tratar de um curso de aprofundamento, a partir de conhecimento prévio do participante e de sua formação, é necessária a comprovação conforme segue:

  • Acupuntura: apresentar no ato da inscrição Certificado de Conclusão em Curso Livre, Curso Técnico ou de Pós-Graduação em Acupuntura de, no mínimo, 360 horas.
  • Florais de Bach e Aromaterapia: apresentar no ato da inscrição Certificado de Conclusão em Curso Livre, Curso Técnico ou de Pós-Graduação, em Florais de Bach e em Aromaterapia, ou com conteúdo de Floral de Bach e de Aromaterapia, de, no mínimo, 36 horas, cada um.

Observação importante: quem não tiver formação inicial conforme a especificada acima, entrar em contato por WhatsApp ou e-mail para verificar a formação de turmas dos respectivos cursos introdutórios (Aromaterapia e Floral de Bach).

Cronogramas

Turma Online (nº1): 2ª e 4ª feiras: 19, 21, 26 e 28/02/2024 (das 19h às 22h)

Turma Online (nº2): sábados: 17 e 24/02/2024 (das 9h às 17h)

Estágio Presencial (para as duas turmas): sábado: 02/03/2024 (das 8h às 18h)

Investimento

R$ 1.200,00R$ 1.050,00 até 10/02/2024 (6 x R$ 175,00 no cartão ou 3 x R$ 350,00 no boleto)

Para efetivar sua matrícula enviar as seguintes informações:

  • Nome Completo;
  • Documento de Identificação que contenha foto e os números do RG e do CPF;
  • Certificado que comprove os pré-requisitos;
  • Turma:
  • Endereço de e-mail e telefone.

WhatsApp: (11) 9 4534-7312, ou E-mail: [email protected]

Corpo Docente

Profa. Ms. Fernanda de Cássia Rodrigues Pimenta
Advogada, com formação inicial em Direito, Especialista em Gestão e Direito Educacional e Mestrado em Educação.
Na área das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde possui Pós-Graduação em Acupuntura e é Terapeuta Holística com diversos cursos e com Registro Profissional CRTH (Nacional e Internacional) pela ABRATH – Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos (CRTH-BR 10225).
Linhas de atuação docente, pesquisa e atendimento clínico: Acupuntura, Aromaterapia, Aromaterapia e Psicossomática, Fitoacupuntura, Florais de Bach, Massagem Aromaterapêutica, Psicoaromaterapia, Radiestesia, Terapia Vibracional com Plantas, Oráculos Terapêuticos, Espiritualidade no âmbito das PICS, Espiritualidade e Cura Celular. Membro do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (UNIFESP/CNPq).
Autora do livro: A Terapia Floral de Bach: simples e objetiva, e organizadora de cursos e material didático de diversos cursos na área de atuação.

Prof. Esp. Antônio Márcio Panontim

Farmacêutico, Bioquímico e Acupunturista. Assessor Científico de indústria farmacêutica há mais de 18 anos, Gestor de Laboratório de Análises Clínicas por 5 anos e Docente de Graduação na Universidade São Francisco e Faculdade Jaguariúna por 6 anos, e em Cursos de Capacitação Profissional e Treinamentos desde 2001 até os dias atuais.

Profa. Dra. Viviane Cristina Cândido

Filósofa e Pedagoga, Mestre em Educação e Doutorado em Ciências das Religiões.
Docente e pesquisadora do Centro de História e Filosofia das Ciências da Saúde Escola Paulista de Medicina (EPM) / Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP).
Docente dos cursos de graduação em saúde da Escola Paulista de Enfermagem (EPE) e Escola Paulista de Medicina (EPM) e dos Programas de Pós-Graduação em Ensino em Ciências da Saúde da Escola Paulista de Enfermagem/UNIFESP e Programa de Pós-Graduação em Pediatria e Ciências aplicadas à Pediatria da Escola Paulista de Medicina/UNIFESP.
Pesquisadora em Filosofia da Saúde, coordenadora do Grupo de Estudos de Filosofia da Saúde (UNIFESP/CNPq) e da linha de pesquisa Filosofia, Espiritualidade e Saúde.
Docente preceptora da Liga Acadêmica de Filosofia da Saúde (LAFIS) – EPM/UNIFESP.
Membro da Comissão de Curso e do projeto de tutoria do Curso de Biomedicina – EPM/UNIFESP.
Membro da Comissão de Humanidades Médicas do Conselho Federal de Medicina.
Membro do Observatório de Saúde Mental do Instituto de Estudos Avançados e Convergentes da UNIFESP e participante do GT Hans Jonas na Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia ANPOF.
Linhas de atuação docente e pesquisa: filosofia da saúde; educação dos profissionais da saúde; espiritualidade e saúde; filosofia, literatura e narrativas na educação e na formação de professores e residentes da escola médica; filosofia aplicada à pediatria e à geriatria; cuidados paliativos; processo de transição de adolescentes com doenças crônicas e atendimento à distância em ambulatório geriátrico.
Autora do livro: O mal em Machado de Assis – cristianismo versus condição humana: as Memórias póstumas de Brás Cubas na perspectiva da Filosofia da Religião e da Educação, Musa Editora, 2011 e organizadora dos Dossiês Filosofia e Saúde I e II, publicados pela PoliÉtica Revista de Ética e Filosofia Política, 2021.

Apoio e Parceria:

Educatio Gestão e Projetos

O primeiro parceiro é a Educatio, uma empresa de consultoria e assessoria na área educacional,que apoiará toda a infraestrutura tecnológica e administrativa, responsabilizando-se pela organização da matrícula dos alunos, desenvolvimento da plataforma de estudos, do material de divulgação, dos encontros ao vivo pelo zoom etc.

A missão da Educatio é:

Compartilhar conhecimento, e essa missão perpassa pela missão desse projeto e do curso proposto.

Faculdade Rudolf Steiner

Nos apoiará na infraestrutura física para os encontros presenciais, pois tem sua sede em excelente localização, praticamente ao lado do metrô Alto da Boa Vista, com excelentes espaços em ambiente acolhedor e rodeado de muito cuidado.

A Faculdade Rudolf Steiner tem por escopo acreditar na importância de cultivar a arte e a vida social como recursos de sensibilização e percepção acerca dos fenômenos que nos rodeiam.

Para mais informações:

E-mail: [email protected]

Telefone/WhatsApp: (11) 9 4534-7312

PRODUTOS EDUCATIO

BIBLIOTECA ONLINE

EDITAL MEC Nº 5/2024

Chamamento público para habilitação de instituição de educação superior mantida por mantenedora de unidade hospitalar para autorização de funcionamento de curso de graduação em medicina.

Leia mais »